Abono Salarial 2018

Está na hora de consultar a data de pagamento do abono salarial 2018, um benefício trabalhista que garante uma renda extra aos profissionais de empresas privadas ou públicas que ganham até dois salários mínimos. O PIS é a sigla para Programa de Integração Social (PIS), entregue para trabalhadores da iniciativa privada.

Já o PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), para servidores públicos.  Outra diferença entre os benefícios é a forma de recebimento. Trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS pela Caixa Econômica Federal, já os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.

A última diferença é a data de pagamento, enquanto o abono salarial 2018 para trabalhadores de empresas privadas recebem de acordo com o mês de nascimento, os funcionários públicos recebem de acordo com o número final do PASEP, seguindo um calendário que você confere à seguir.

Quem pode receber o abono salarial 2018?

Como todo benefício social, o PIS/PASEP depende de regras para ser entregue aos seus beneficiários, portanto é preciso ter certeza de que você tem o perfil necessário para receber esse salário extra.

Confira as regras:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

É importante ter todos os requisitos, caso contrário não será possível receber o abono salarial 2018. Lembrando que os dados no RAIS e o cadastro no PIS é feito pela própria empresa empregadora. Sendo assim, não há nada que o trabalhador possa fazer caso ele não tenha cadastro ou seus dados estejam desatualizados a não ser procurar pelos recursos humanos da empresa empregadora.

Quanto recebo de PIS/PASEP 2018?

Uma dúvida comum nos beneficiários do PIS/PASEP é o valor que irá receber. A confusão é perfeitamente normal, pois até 2015 qualquer trabalhador recebia um salário mínimo.

Porém desde essa época, após as mudanças do Governo Federal, o abono salarial é pago através da fórmula de proporcionalidade, onde o valor é definido de acordo com o tempo trabalhado.

Para saber quanto você irá receber no abono salarial 2018 é preciso multiplicar o valor do salário mínimo do ano-base, no caso 2017 é R$ 937, pela quantidade de meses trabalhados e então dividir o resultado por 12.

Exemplo: Um trabalhador que teve três meses de registro em carteira no ano de 2017.

937,00 x 3 = 2.811,00 ÷ 12 = 234,25. Logo, seu abono salarial 2018 será de R$ 234,25.

Quando e como sacar o abono salarial 2018

Para saber quando o valor estará disponível na sua conta é preciso acompanhar pelo calendário PIS/PASEP que é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Os pagamentos do abono salarial 2018 começa a ser pago no mês de julho, sempre no segundo semestre. Porém a data pode mudar, pois a Caixa faz o pagamento de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Já o calendário do PASEP é feito de acordo com o último número de registro do funcionário público, seguindo de 0 a 9. Todos os profissionais com direito ao abono têm até o final do mês de junho do ano seguinte, no caso 2019, para sacarem o benefício, caso contrário o valor é retirado da conta.

Se você é cliente de conta corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil (para servidores públicos) o valor do abono salarial cairá diretamente na sua conta.

Os demais trabalhadores poderão receber o benefício através do Cartão Cidadão, indo até uma Casa Lotérica ou Agência do Banco Caixa ou Banco do Brasil e apresentando o RG.