Consulta PIS Online e Por Telefone

Aprenda como fazer a consulta PIS online e também através do telefone. Duas formas fáceis de acompanhar o pagamento do PIS/PASEP. O abono salarial é um benefício garantido ao trabalhador que recebe até dois salários mínimos e que exerceu pelo menos trinta dias de atividade profissional remunerada com registro em carteira no ano-base.

O ano-base é o ano anterior ao ano do pagamento. Ou seja, quem irá receber o PIS 2017 precisou trabalhar pelo menos 30 dias em 2016.

Outro requisito necessário para receber o PIS é ter pelo menos cinco anos de registro no PIS. O registro é feito no ato da assinatura do seu primeiro emprego.

Se você tiver todos esses requisitos, e estiver com os dados devidamente atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), poderá receber sim o abono salarial.

consulta-pis-online-por-telefone

Consulta do PIS para que serve?

O PIS é pago uma vez por ano e para poder sacar o valor é preciso confirmar se ele já está na conta. Para isso, se torna necessário efetuar a consulta do PIS. A consulta do PIS pode ser feita através na internet ou pelo telefone.

Ela irá te confirmar se o valor já está disponível, evitando que o trabalhador pegue filas em bancos ou casas lotéricas. O depósito do PIS é feito mediante a tabela do PIS divulgada pelo governo. Nessa tabela de pagamentos os trabalhadores são divididos pelo mês de nascimento.

Sendo assim, cada mês de aniversário do trabalhador se torna em um mês de recebimento do PIS. Esses meses são alterados anualmente, por isso confira a tabela do PIS para não perder a sua data.

Consulta PIS Documentos Necessários

A consulta PIS é bem simples e não exige muitos documentos para ser realizada. O procedimento oferece ao trabalhador a certeza de que já é possível sacar o valor que foi depositado. E por falar em valor, o valor do PIS corresponde aos meses trabalhados no ano-base.

O cálculo do PIS PASEP é semelhante ao adotado para o pagamento de férias e 13º proporcionais. Isso vem acontecendo desde 2015, quando o governo federal adotou novas regras e deixou de pagar o salário mínimo completo como abono salarial.

Agora, só recebe o salário mínimo completo quem tiver 12 meses de registro na carteira no ano-base, ainda que não seja na mesma empresa.

Como Consultar o PIS online?

A consulta do PIS pode ser feita pela internet de duas formas. A primeira delas é consultar o PIS online utilizando o seu número de PIS e criando uma senha no site da Caixa. Quem não tem o número do PIS em mãos deve utilizar o número do Cartão Cidadão.

O processo é bem simples e em poucos minutos você consegue acessar a sua conta e verificar se há saques disponíveis.

Agora se você tem uma conta corrente ou poupança no banco Caixa Econômica Federal, basta se cadastrar na área destinada aos clientes do banco e acessar sua conta. Assim fica possível consultar o PIS online olhando na sua conta se ele já foi depositado.

Como Consultar o PIS por Telefone?

Agora se você estiver sem acesso à internet, outra forma fácil é consultar o PIS por telefone. Ligue para o 0800 726 0207 e ofereça os dados exigidos como CPF e número do PIS para poder consultar o seu saldo.

Mas fique atento quanto a tabela e calendário do PIS, pois fora do calendário 2017 não são feitos depósitos nas contas. E tem mais: quando passa do prazo de saque, o valor é retirado da sua conta e devolvido ao fundo de amparo ao trabalhador.

Fique atento aos prazos de saque para não perder o abono salarial. O PIS é um benefício interessante ao trabalhador e pode te ajudar a solucionar dívidas ou apenas oferecer uma renda extra.

4 comentários sobre “Consulta PIS Online e Por Telefone

  1. Trabalhei 6 meses entre o ano 2016 e 2017 e não recebe o PIS ainda faço aniversário em fevereiro Trabalhei até junho de 2017 queria saber se tenho direito

  2. minha primeira carteira assinada foi em 2012 de la pra cá trabalhei por conta e só vim assina minha carteira NOVAMENTE em 2016 , sendo assim tenho direito ao PIS ?

    fiz aniversario em maio perdi o valor oferecido se no caso tivesse direito ?:

Comentários estão encerrado.