Agendamento de Identidade – Agendar RG

Aprenda como o agendamento de identidade, um serviço para a emissão de primeira ou segunda vida do Registro Geral (RG), documento de identificação que é o mais importante para os cidadãos brasileiros.

É com o RG que somos identificados para os mais diferentes tipos de serviços, todos aos cidadãos, desde recém-nascidos, até os mais velhos precisam ter um documento destes que é obrigatório até mesmo para os estrangeiros que passam a residir no Brasil.

Por ser um documento tão importante, agendar a emissão de RG se torna necessária para que o cidadão não perca tempo em filas gigantescas nos postos de atendimento, além disso, ajuda o controle e a melhoria do serviço prestado.

Em vários estados, o agendamento de identidade é obrigatório, ou seja, somente quem agendar será atendido. Por isso, vamos te ensinar como agendar RG pela internet de uma forma fácil e bem rápida.

AGENDAMENTO DE IDENTIDADE - Agendar RG - AQUI!!!

5 motivos para agendar RG pela internet

A internet tem revolucionado diversos setores, inclusive o de emissão de documentos. Além de facilitar a troca de informações das bases, é através da rede mundial de computadores que podemos fazer o agendamento de identidade.

Para que você não deixe para utilizar outros métodos, separamos cinco motivos para fazer agendar RG agora mesmo utilizando a internet a seu favor:

  1. Não pegar filas – Não perca o dia todo no posto de atendimento, com agendamento o processo fica mais rápido;
  2. Preparação – Quem agenda o horário para retirar o RG tem tempo de separar todos os documentos obrigatórios e não corre o risco de ter que voltar outro dia para entregar a documentação que faltou;
  3. Ganha tempo – agendando o atendimento você tem tempo para realizar outras atividades do dia;
  4. Agilidade – Com o horário marcado e os documentos certos me mãos, o processo fica mais ágil;
  5. Facilidade – Em pouco tempo você estará com o documento pronto, pois ele fica disponível no mesmo dia ou em até 24 horas.

Documentos necessários para tirar o RG

O Registro Geral é um documento emitido pelo Instituto de Identificação (IIRGD) e para esse processo é preciso apresentar a seguinte documentação:

  • Para menores de 18 anos
  • Levar original e cópia de:
  • Responsável legal;
  • Certidão de nascimento do menor;
  • Documento de identificação do responsável legal; ou termo de guarda/tutela; ou autorização (em casos onde o responsável legal não estiver presente).

Para maiores de 18 anos

Levar original e cópia de:

  • Certidão de nascimento (ou casamento);
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Cartão Cidadão;
  • Certificado de Reservista;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título Eleitoral; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Onde fazer agendamento de identidade pela internet

Para facilitar o seu trabalhar de agendar RG e solicitar a emissão da sua identidade online, vamos te mostrar alguns sites para fazer o agendamento de identidade online. Separamos a lista de acordo com Estado:

Para os demais estados é necessário pesquisar nos postos de atendimento do Instituto de Identificação (IIRGD), verificando também se já está disponível o serviço de agendamento de identidade.

Em cidades pequenas o serviço de agendar pode não ser necessário, uma vez que a quantidade de pessoas para solicitarem o documento é menor.

Ao fazer o seu agendamento, verifique também se há a necessidade de levar foto 3×4. Nas grandes cidades o processo já é digitalizado, onde a foto é tirada na hora, em outros, porém, pode ser necessário levar uma foto.

Não perca a chance de resolver a emissão do seu RG aproveitando a internet para agendar e deixar programado a sua ida até o posto da IIRGD, dessa forma você consegue tirar a primeira ou a segunda via do documento de uma forma mais rápida.