Boleto FIES 2018

Estudantes que tiveram apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) precisam aprender como emitir o Boleto FIES 2018, para poder ficar em dia com o financiamento sem pagar juros ou correr o risco de perder o benefício.

Como você já deve saber, o FIES é um programa de financiamento onde o aluno tem o curso de graduação pago e vai quitando, enquanto estudo, apenas as taxas de juros que dão até R$ 150 a cada três meses.

Quando o aluno se forma, ele começa a pagar por 18 meses esses juros trimestrais que não ultrapassam R$ 150 e só depois de 18 meses de formado é que o aluno passa a pagar o financiamento tendo o prazo de até três vezes o período de curso para terminar o pagamento.

O FIES é hoje uma das melhores formas para quem não tem condições de quitar mensalmente com o valor de uma graduação. Quem tiver o perfil para tentar o financiamento consegue disputar as vagas próprias para este tipo de programa mantido pelo Governo Federal.

Boleto FIES 2018

FIES 2018 – Novas Inscrições e Regras

Para poder conseguir o FIES 2018 o e se inscrever estudante precisa possuir o perfil socioeconômico estipulado pelo governo que é para pessoas com renda familiar bruta per capita de até três salário mínimos. Famílias com renda de até cinco salário mínimos conseguem o financiamento pelo P-Fies.

Fora isso, é necessário que o aluno tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) se ter recebido nota superior a zero na redação do Enem.

A novidade do Fies em 2018 é exatamente esta modalidade para famílias com renda de até 5 salários mínimos, porém o valor dos juros será maior que os valores aplicados para quem tem renda menor, podendo ser de 2,5% a 3%.

Como emitir o boleto FIES 2018

Se você já conseguiu o financiamento, saiba que o boleto FIES 2018 deve vir pelos Correios no seu endereço para o pagamento nos meses março, junho, setembro e dezembro. Porém sabemos que alguns empecilhos podem acontecer e impedir que você não receba o boleto antes da data limite de pagamento.

Para te ajudar a ter acesso a este boleto, separamos algumas formas de você emiti-lo na sua casa e efetuar o pagamento no banco, pela internet ou em uma casa lotérica.

  • Boleto FIES:

Para emitir o boleto FIES 2018 pela internet acesse o site do FIES na Caixa Econômica Federal e preencha os dados necessários que são: CPF ou número de contrato, data de nascimento e digite código verificador que aparece para você. Essa forma é simples e fácil de você emitir o boleto que não chegou na sua casa, desde que não esteja vencido.

  • Boleto Vencido:

Se o boleto venceu e você deseja emitir um documento com o valor atualizado é necessário acessar a área de atualizar o boleto. Preenchendo os campos com seus dados será possível emitir um boleto FIES 2018 novo já com os juros calculados e com uma nova data para você efetuar o pagamento.

  • 2ª Via de Boleto FIES:

Outra forma de emitir o boleto FIES 2018 é clicando na opção 2º Via de Boleto que fará exatamente o mesmo processo da atualização, fazendo a contagem de juros e multas caso o boleto esteja vencido.

Todo o processo é simples e você precisa ter em mãos o CPF do estudante ou o número do contrato do FIES. Mas lembre-se de conferir se você está realmente no site da Caixa, para evitar problemas de fraude.

Por falar nisso, evite cair em discursos de aplicativos para celular que não são oficiais da Caixa, pois podem te gerar um boleto de pagamento que será creditado na conta de alguém sem quitar o seu débito com a instituição.

Um comentário em “Boleto FIES 2018

  1. estou tentando emitir a segunda via da boleta do fies como sempre fiz via computador e não estou conseguindo.Não estou recebendo a boleta em casa e quando vem o vencimento já passou.Pode me ajudar.

Comentários estão encerrado.