Cartão Cidadão Como Solicitar e Fazer Gratuitamente

O cartão cidadão é oferecido pela Caixa (Caixa Econômica Federal). Para quem ainda não sabe, a Caixa é um dos principais bancos do Brasil, isso se não for o principal já que é por meio dele que as pessoas conseguem receber os auxílios provenientes do Governo federal, como por exemplo, o programa do Bolsa família.

Além de pagar o PIS todo ano para os trabalhadores que se qualificam para receber, o seguro desemprego, além de muitos outros serviços para os trabalhadores de todo o Brasil. Por isso, com tanto serviço oferecido pelo Banco, a Caixa resolveu criar o Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão

É um cartão que permite ao trabalhador ou a quem vai receber algum benefício do governo, poder ir a qualquer uma das agências lotéricas em qualquer lugar do Brasil e conseguir realizar o serviço de forma mais rápida.

Como solicitar do cartão cidadão

Para fazer o Cartão Cidadão é necessário que você esteja com o número de seu PIS em mãos e se dirigir a qualquer uma das agências da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua casa. Você também pode ligar de forma gratuita para o número 0800 726 0101 para fazer a solicitação do cartão.

Se você não sabe o número do seu PIS, é só procurar no início da sua carteira de trabalho.

Documentos necessários para fazer o pedido do cartão em uma das unidades da caixa

  • Carteira de Habilitação modelo novo ou Carteira de Identidade
  • CTPS
  • Certidão Civil

Como o cartão cidadão é entregue

O cartão cidadão é estregue no endereço cadastrado na Caixa em um período de 15 dias, mas esse tempo pode ter variação dependendo do lugar que você mora.

Dados cadastrais

Não se esqueça de que os dados cadastrais, assim como o endereço de sua casa deve estar sempre atualizado e válidos pela Caixa. Além, o Cartão não vai poder ser emitido se você já possui qualquer outro cartão que seja referente a outros programas de transferência de renda, como por exemplo, o Bolsa Família já que todos têm a mesma função, isto é, possibilita que você consulte e receba os benefícios oferecidos pelo governo.

Todas operações que podem ser feitas com o Cartão Cidadão

  • Consulta de saldo e do extrato da conta vinculada ao FGTS;
  • Fazer saque da conta vinculada ao trabalhador do FGTS, tendo como limite até R$1.500,00;
  • Consultar saldo de quotas do seu PIS;
  • Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego.

Com o cartão cidadão, com certeza, a sua vida fica mais fácil para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo, sem a necessidade de enfrentar longas filas e podendo retirar o benefício em diferentes postos.

4 comentários sobre “Cartão Cidadão Como Solicitar e Fazer Gratuitamente

  1. O meu pis fui sacar hoje pois faço aniversário agora em Julho e tenho mais de 12 meses na empresa de carteira assinada com o salário menos de 2 salário e so recebir 625 reais . Eu queria saber porque pois o que costa é que o valor para todos é 935 ??

  2. Preciso fazer o cartão para que no futuro tenha direito ao PIS

Comentários estão encerrado.