Alertas de Recall de Produtos ou Veiculos

Através do site Alertas de Recall o consumidor brasileiro tem acesso a um sistema totalmente eletrônico que tem como objetivo mostrar quais são os veículos que estão sendo chamados para o recall.

Para quem não sabe, o recall de um produto é anunciado pela própria fabricante ao perceber que um produto ou serviço está apresentando defeitos que colocam em risco a vida dos consumidores.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor – CDC impede que as empresas coloquem no mercado um produto ou serviço que apresente riscos em alto grau à saúde ou que comprometam a segurança das pessoas.

Obviamente que ao lançar um produto no mercado a empresa realiza testes, porém alguns defeitos podem surgir depois que o produto já foi vendido, precisando assim chamar os consumidores para fazerem a troca da peça que tem gerado o problema.

É assim que acontece as alertas de recall, que impede que os consumidores corram riscos por oferecer a troca do produto com defeitos por peças novas e já com as falhas resolvidas.

Como receber alertas de recall?

Cada fabricante tem uma forma de avisar seus consumidores, mas a maioria delas emite notas e alertas de recall na TV ou enviando mensagens diretas para os compradores.

Mas você também pode acompanhar esses alertas acessado o site do Ministério da Justiça que criou uma página exclusiva para que os consumidores tenham acesso direito a todos os alertas emitidos.

E o melhor: você pode se cadastrar, colocando os dados do produto que você adquiriu e receber um alerta caso seja necessário enviar o produto para recall.

De forma totalmente eletrônica, você fica sabendo se é necessário enviar seu produto para troca e ainda acompanha todo o andamento da manutenção.

Não são apenas veículos que recebem alertas de recall, eletrodomésticos também podem apresentar falhas que venham a comprometer a vida e segurança de seus consumidores e acabam sendo recolhidos pelas empresas, por isso é interessante se cadastrar no site do Ministério da Justiça.

O que acontece com o produto que vai para o recall

Os alertas de recall servem para que o produto seja reparado ou substituído. Tudo irá depender do procedimento que a fabricante resolveu tomar para sanar o problema.

O cliente é avisado se o produto será substituído, se apenas uma peça será trocada ou se serão feitos alguns ajustes para evitar danos severos.

O aparelho deve ser encaminhado para o local indicado no aviso de risco, e não há nenhum tipo de cobrança para o cliente, uma vez que é a fabricante que se responsabiliza pelo dano do equipamento.

Porém, se o problema persistir e colocar o cliente em risco, o equipamento deve voltar para o fornecedor para que novas providências sejam realizadas, uma exigência que deve partir, nesses casos, do próprio consumidor. Por isso é interessante que você saiba o defeito existente, para depois conferir se de fato ele foi consertado.

Como saber se meu produto é objeto de recall

As empresas divulgam alertas de recall, mas cabe ao consumidor se atentar para verificar se o seu produto é ou não objeto de recall. Principalmente carros novos de modelos lançados recentemente, que são os que mais apresentam falhas que podem colocar em risco sua saúde e segurança.

No site do Ministério da Justiça você pode acompanhar os alertas emitidos pelos fornecedores e acompanhar se o seu produto está ou não lista de recall.

Para automóveis você também consegue acompanhar através do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que também informa a lista de carros com chamados para recall.

Caso o seu produto esteja com alertas de recall, é importantíssimo que você leve o produto para o local indicado o mais rápido possível, pois estamos falando de perigos à saúde e segurança, não espere muito tempo para enviar o carro ou equipamento para a troca.

Qualquer dúvida sobre o assunto você pode ligar diretamente para o SAC do fornecedor e pedir o esclarecimento, podendo então ter a certeza de como proceder para receber o serviço.