Cafeteira de cápsulas vale a pena?

O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e em todo o mundo. Algumas pessoas dizem que só conseguem acordar de fato ou iniciar a sua rotina no trabalho quando ingerem uma xícara de café.

Porém, a forma de se fazer essa bebida tão amada, o café, foi se ampliando ao longo dos últimos anos.

A tecnologia proporcionou o avanço no preparo e entre as formas mais comuns estão as que utilizam o bom e velho fogão ou cooktop: coador de pano, filtro descartável e cafeteira italiana.

E as que utilizam eletrodomésticos diversos, como chaleira elétrica, cafeteira elétrica e cafeteira de cápsulas.

Cafeteira de cápsulas vale a pena
Foto de Pexels

As cafeteiras de cápsulas têm ganhado cada vez mais espaço, sobre elas que iremos falar um pouco nesse artigo.

Por isso, leia este texto até o fim e descubra se vale a pena adquirir uma cafeteira de cápsulas moderna para facilitar a sua vida.

Como funciona uma cafeteira de cápsulas?

Antes de decidir por ter uma cafeteira de cápsulas é importante conhecer um pouco do seu funcionamento.

A parte principal deste eletrodoméstico é a bomba d’água. Ela é a responsável por enviar a água do reservatório para a caldeira para chegar à temperatura desejada.

A partir disso, de acordo com a escolha do tamanho do café ou bebida, curto ou longo, a água é enviada para as agulhas que penetram as cápsulas.

A caldeira faz o papel de aquecer a água. Seu sistema pode fazer com que o líquido chegue a temperaturas próxima de 90 graus.

Além disso, a água sai com altas pressões, entre 15 bar e 19 bar, depende da cafeteira.

Após o aquecimento, a água penetra na cápsula por meio de uma agulha, e após esse contato, o café passa a cair na xícara quentinho e na textura desejada.

Impacto ambiental das cápsulas

Alguns consumidores se preocupam bastante com o descarte e a reciclagem de todo lixo produzido por eles. E a utilização de cafeteira de cápsulas pode produzir bastante lixo que não é reciclado.

Pensando nisso, algumas fabricantes possuem postos de coleta para dar o destino correto para as cápsulas e não prejudicar o meio ambiente.

Estima-se que mais de 7 mil toneladas de cápsulas sejam descartadas por ano no Brasil, e que, portanto, precisam ser corretamente coletadas e, de preferência, recicladas.

Participação das cápsulas no mercado de cafés

As cápsulas ainda são muito pouco utilizadas pelos brasileiros. Pesquisas estimam que apenas 2% do café consumido no Brasil seja em forma de cápsulas.

O consumo na forma de pó, com as tradicionais cafeteiras elétricas ou chaleiras elétricas, ocupam quase todo o mercado, com 93% da fatia.

Cafeteira de cápsulas
Foto de Pexels

Mas com investimento pesado por parte dos fabricantes em propagandas e mídias sociais, o consumidor brasileiro tem investido cada vez mais em novidades e possibilidades de uma cafeteira de cápsulas.

Possibilidade de preparos de bebidas

Como esperado, a tecnologia aprimora, a cada ano, as possibilidades dos eletrodomésticos. E com a cafeteira de cápsulas não tem sido diferente.

Há cafeteiras para todos os gostos, mas o que boa parte tem em comum é a possibilidade de preparação de cafés filtrados, chocolates, cappuccinos e chás.

Também é possível escolher o tamanho da bebida, curto, médio ou longo. E até mesmo programar estas medidas.

Sua ativação pode ser programada para preparar o seu café em um horário agendado, por exemplo, às 7 horas da manhã.

Algumas pessoas iriam adorar serem acordadas com um cheirinho de café feito na hora.

Por fim, alguns modelos permitem fazer até bebidas frias, o que aumenta bastante as possibilidades de uso de uma cafeteira de cápsulas.

Não deixe de se informar mais sobre os modelos disponíveis no mercado e tome a melhor decisão.