Como saber se meu CNPJ está ativo? – Passo a passo rápido!

Como saber se meu CNPJ está ativo? Qual é o passo a passo que devemos seguir para conseguirmos verificar a regularidade do CNPJ da empresa perante a Receita Federal?

Apesar de não parecer, todo o processo é bem simples de ser realizado, por qualquer pessoa.

Seja pelo computador ou pelo celular, a única coisa que você irá precisar é ter uma conexão relevante com a sua internet, fora isso, o restante é bem simples e intuitivo, e vamos ensinar nesse conteúdo.

Leia conosco e veja como saber se meu CNPJ está ativo. Vamos lá!

cnpj ativo inativo como consultar
cnpj ativo inativo como consultar

Como saber se meu CNPJ está ativo?

E então, como saber se meu CNPJ está ativo? Conforme mencionado anterior, o processo é bem simples, e vamos deixar especificado no passo a passo abaixo mencionado.

Siga cada um dos passos a seguir e confira se o CNPJ de sua empresa está realmente ativo:

  • O primeiro passo é entrar no site do Governo Federal, na aba e link destinados a ao órgão da Receita Federal;
  • Em seguida, procure e clique sobre a opção denominada como “Consultar CNPJ”;
  • Feito isso, clique sobre a opção denominada como “Iniciar”, presente na lateral direita do site em questão;
  • Você será redirecionado pra página de login com CPF do Governo Federal;
  • Informe seus dados de login, que são o seu CPF e senha;
  • Feito isso, você será redirecionado pra página de pesquisa de CNPJ.

Vale ressaltar que antes mesmo de clicar na opção iniciar que citamos anteriormente, naquela página, existem informações interessantes sobre a consulta de CNPJ que podem ser úteis para você.

São respostas para perguntas como “O que é a consulta?”, “Quem pode utilizar esse serviço?”, “Etapas para a realização deste serviço” e, por fim, “Outras informações”. Continuando nosso tutorial:

  • Na nova página carregada pra onde você foi redirecionado, é onde encontrará a resposta sobre como saber se meu CNPJ está ativo;
  • Basta informar o que deseja pesquisar, a situação cadastral e o estado onde o mesmo está registrado;
  • No campo abaixo informe o CNPJ em questão;
  • Em seguida, clique sobre a opção intitulada como “Pesquisar”, e pronto;
  • Na nova página que aparecer em seu computador ou celular, você irá encontrar informações sobre a atividade ou inatividade de seu CNPJ.

Consulta pelo aplicativo

Caso você não saiba, é possível realizar todo esse processo via aplicativo pra celular, que pode ser baixado na Google Play Store pra sistemas Android e na App Store pra iPhone.

O aplicativo é destinado a empresas que possuem CNPJ e atuam no mercado brasileiro.

Lá, logo após realizar o download do app, basta informar os mesmos dados de acesso do portal do Governo Federal, e busca pelo guia “Consulta de CNPJ”, onde será possível encontrar todas as informações relacionadas ao seu negócio, podendo inclusive realizar a impressão de documentos importantes sobre sua empresa.

Você é MEI?

E como saber se meu CNPJ está ativo se estivermos falando de uma pessoa que trabalha como microempreendedora individual?

Você é MEI e possui essa dúvida? Então saiba que esse processo é ainda mais simples, pois é possível consultar MEI pelo CPF.

O primeiro passo é entrar no Portal do Microempreendedor Individual, facilmente acessível por pesquisas em seu buscador.

Logo após, busque pela opção de “Consultar regularidade MEI”, informe seu CPF e a senha de acesso ao portal, e pronto.

Uma nova página será carregada, onde será possível encontrar todas as informações em aberto sobre o seu MEI, desde a situação estar ativa ou inativa, até mesmo quantas guias DAS estão aguardando pagamento.

Foi simples, não é mesmo? Esperamos ter ajudado você a encontrar todos os dados e outras informações de que precisava sobre seu CNPJ. Até a próxima!