PIS PASEP Consulta Saldo Direito e Número

O PIS PASEP é um direito trabalhista oferecido para todos os trabalhadores com registro em carteira. O abono salarial é oferecido pelo Governo Federal e faz parte de um projeto instituído por lei para complementar a renda de quem ganha até dois salários mínimos.

Pago anualmente, o PIS PASEP oferece uma renda extra que é deposita na conta do trabalhador através dos bancos Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Outra forma de receber o benefício é através do Cartão Cidadão. Um sistema criado para a entrega de benefícios e pagamentos diversos.

Quem tem o Cartão Cidadão consegue receber O PIS PASEP, seguro-desemprego e outros direitos trabalhistas. O pagamento do PIS é feito sempre a partir do segundo semestre, levando em consideração o ano anterior, chamado de ano-base.

O ano-base irá determinar o valor do PIS PASEP que será pago, quanto mais meses o trabalhador tiver registrado naquele ano, maior será o abono recebido.

pis-pasep-consulta-saldo-calendario-pagamento-banco-do-brasil

PASEP o que é?

O PIS é a sigla para Programa de Integração Social, ele é voltado para trabalhadores de empresas privadas. Quem recebe o PIS, o recebe através da Caixa Econômica Federal.

O PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um programa para trabalhadores das empresas públicas. Quer sejam municipais, estaduais ou federais. O pagamento do abono salarial para eles é feito pelo Banco do Brasil.

Essas são as únicas diferenças entre o PIS e o PASEP. Os valores, a tabela de recebimento e o calendário são totalmente iguais. A diferença é apenas o banco responsável pelo pagamento.

No caso do PIS, quem tem conta da Caixa recebe diretamente nela. Independentemente se for corrente ou poupança. O mesmo acontece no PASEP, quando os funcionários públicos recebem os benefícios através de suas contas do Banco do Brasil.

PASEP quem tem direito?

Se você é funcionário público e quer saber quem tem direito ao PASEP fique atento para as recomendações:

  • Esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS

Se você tem esses requisitos poderá receber o seu PASEP em sua conta do Banco do Brasil. Mas fique atento: ao contrário do PIS, que é pago de acordo com o mês de nascimento, o PASEP é pago de acordo com o último número da sua inscrição. Ou seja, é preciso saber o número do seu PASEP para poder conhecer a data que será feito o pagamento.

previdencia-social-consulta-beneficio-online1

Como Consultar o PIS PASEP?

O pagamento do PASEP é feito pelo do Banco do Brasil a partir do terceiro dia útil anterior ao início de cada período de pagamento. Então confira o calendário do PASEP para poder consultar se o depósito já foi feito.

Para isso, acesse a sua conta pela internet, caixa eletrônico ou pelo telefone do Banco do Brasil para saber se já está disponível. Agora se você recebe o PIS, é preciso acessar o site da Caixa Econômica e fazer a consulta tendo o número do PIS em mãos.

Caso tenha o número do Cartão Cidadão, também é possível fazer a consulta do PIS PASEP. Clientes da Caixa também recebem por suas contas. Então faça uma consulta de saldo para garantir que o dinheiro foi depositado.

Número do PASEP onde e como encontrar?

Se você não tem o número do PASEP para consultar o saldo verifique na sua carteira de trabalho. Tanto o PIS quanto o PASEP são anotados na carteira. Caso não tenha essa anotação, acesse o site da Previdência Social, tendo em mãos as seguintes informações:

  • Nome completo do filiado;
  • Data de Nascimento;
  • Nome completo da Mãe;
  • Número do CPF;
  • RG ou Carteira de Trabalho

No site DataPrev é possível encontrar o número do PIS PASEP e assim completar suas pesquisas.

Um comentário em “PIS PASEP Consulta Saldo Direito e Número

  1. Gostaria de verificar saldo do PASEP

Comentários estão encerrado.