Contemplado em Consórcio: Como devo proceder?

Fazer um consórcio pode ser uma maneira fácil e barata de se comprar um veículo, um imóvel ou contratar um serviço. Por meio dele você paga parcelas mensais para forma a sua carta de crédito e uma vez por mês ocorre um sorteio.

Onde o contemplado em consórcio não precisa de pagar o restante das prestações e já pode ter a sua carta de crédito liberada para utilizar.

Nesse artigo vamos falar sobre como ser contemplado em consórcio e como proceder quando isso acontecer.

Continue lendo e confira!

Como ser contemplado no consorcio

Ao se contratar um consórcio, seja ele de uma motocicleta, carro, casa, apartamento ou qualquer outra coisa o que se busca é uma forma de comprar algo, mas gastando menos.

Muitas pessoas são contempladas logo nas primeiras parcelas do seu consórcio e assim já tem a carta de crédito disponível para comprar seu veículo ou imóvel, mas mesmo assim  precisam pagar as parcelas até o final.

A diferença é que quando é contemplado logo no início, a carta de crédito facilita para se ter descontos comprando o produto a vista. Porém nem todas tem essa sorte de serem contempladas em consórcio logo no inicio.

Mas para isso existem métodos que ajuda a ser contemplado em consórcio diferente dos financiamentos existentes no mercado, a contemplação acaba ocorrendo mais rapidamente, como é o caso dos lances.

Existem três tipos de lances que ajudam a ser contemplado em consórcio mais rapidamente,

  • Lance livre, onde o interessado oferece um valor para quitar o restante das parcelas pendentes, sendo que se mais de uma pessoa estiver interessado em fazer o lance, ganha-se aquele de maior valor.
  • Lance fixo, onde a administradora do consórcio estipula um valor fixo de parcelas que poderão ser quitadas e o valor dela, nesse caso se houver mais de um interessado o desempate acontece por meio de um sorteio entre os interessados em serem contemplados no consórcio.
  • E por fim o lance embutido, quando se usa uma parte da sua futura carta de crédito para dar o lance, se você está fazendo uma carta de crédito de 100 mil, mas resolve dar um lance de 25 mil, ao fim do cartão crédito terá apenas 75 mil reais.

Então se você está participando de consórcio e deseja ser contemplado de maneira mais rápida essas são uma das melhores opções para você quitar as parcelas e não gastar muito.

Fui contemplado no consorcio e agora o que fazer?

Após ser contemplado em consórcio é necessário seguir algumas recomendações para que der tudo certo e você finalmente tenha a sua carta de crédito liberada para poder escolher o modelo do veículo ou o imóvel desejado.

Se você for contemplado em consórcio por meio de um sorteio e não estiver presente na assembleia, a administradora entrará em contato com você para informar que sua carta de crédito está disponível.

Logo que os contemplados do mês, tanto por sorteio quanto por lance, são comunicados é necessário que eles compareçam até a administradora para levar seus documentos para a análise.

Será necessário levar documentos pessoais como identidade, CPF, Comprovante de residência e um comprovante de renda.

Logo depois a ficha dos contemplados passará por uma análise para certificar de que ela é apta para ser contemplada. Esse processo é muito simples, desde que você organize todos os documentos e os leve no dia certo para serem analisados.

Logo após a análise a carta de crédito é liberada e é possível comprar seu veículo ou imóvel, contando com a vantagem de negociar bons preços para o pagamento a vista.

Contemplado mas estou com nome sujo

Para ser contemplado em consórcio e ter direito a receber a carta de crédito é necessário que se esteja com todas as parcelas em dia. Porém além disso, ao ser contemplado é necessário que apresente uma série de documentos a administrado para que ela avalie a ficha e assim libera a carta de crédito.

Muitas vezes as pessoas têm receio de serem contempladas em consórcio e sua carta de crédito ser negada por causa de nome sujo, ou seja, restrição por causa de outras dívidas.

Porém, por lei, somente é negada a carta de crédito para aquelas pessoas que forem contempladas no consórcio e não estiverem em dia com seus débitos.

Sendo assim, se você foi contemplado em consórcio, mas está com o nome sujo, você tem o direito de receber a sua carta de crédito e comprar seu veículo ou imóvel, desde que todas as parcelas estejam em dia