Quem Tem Direito ao PIS? Tire Suas Duvidas

O ano de 2017 se inicia e com ele vem toda uma rotina para os cidadãos brasileiros. Assim como existem as taxas que serão pagas como IPTU, IPVA, matrícula, reajustes, etc, também têm aqueles benefícios que você tem direito, como é o caso do PIS.

Todos os anos o governo paga um valor de direito referente ao ano anterior e para trabalhadores brasileiros que estão dentro de um perfil pré-estabelecido. Se você não sabe ainda como requerer o seu benefício, veja as dicas abaixo se programe.

Quem Tem Direito a Receber o PIS

O pagamento do PIS é feito para trabalhadores brasileiros que estejam dentro de um perfil pré-estabelecido pelo programa. Você precisa:

  • Ter trabalhado pelo menos 6 meses no ano de 2016*.
  • Está cadastrado no programa PIS e/ou PASEP desde 2011 ou antes.
  • Ter recebido pelo menos 2 salários mínimos registrados no ano de 2016.
  • Ter trabalhado para empregadores registrados e contribuintes para o PIS/PASEP em 2016.
  • Estar devidamente cadastrado no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais pelo empregador.

Estando com cada um destes quesitos em dia, você terá direito ao benefício.

*As regras para o recebimento do PIS/PASEP em 2015 mudaram em dezembro do ano passado. Até 2016, o pagamento era feito para trabalhadores com renda comprovada de no mínimo 2 meses. Para esse ano o prazo aumentou para 6 meses, como você pode ver mais acima.

Como Consultar PIS online

Se você obedece todas as normas acima e ainda assim não sabe como consultar o seu PIS, o procedimento é bem simples. É possível também ver um histórico de recebimentos, saldo, etc. Não é preciso se deslocar porque o acesso é feito em casa mesmo pela internet. Você vai precisar apenas do seu número de inscrição no programa.

O acesso deve ser feito através de um portal desenvolvido especialmente para esse tipo de consulta. O Portal Serviços ao Cidadão é bem simples de ser usado.

Qual o Valor do PIS?

O valor médio do PIS para 2017 é de 788 reais. O governo liberou mais de 20 milhões para o pagamento desse benefício somente este ano. Para saber quanto você vai receber, basta realizar um cálculo bem simples. Veja.

Cálculo do PIS = Salário X meses que você trabalhou em 2016 / meses que você trabalhou em 2016.

Ou seja. Você vai pegar o valor do seu salário registrado, multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou também registrado em 2016. O resultado você multiplicará novamente pela quantidade de meses trabalhados em 2016. O resultado é o valor que será pago para você de benefício.

Super simples, não é? Agora é só acompanhar o calendário para receber o seu pagamento.

Leave a Reply

Plugin Developed By FantasticPlugins.com