Bolsa Família Cadastro No Programa
O Bolsa Família foi criado durante o governo Lula com o objetivo de oferecer uma transferência de renda às famílias pobres ou extremamente pobres, que são aquelas que não conseguem ter acesso aos direitos mais básicos, como acesso a educação, saúde e alimentação.
Dessa forma, tem direito ao Bolsa Famílias as famílias que se encaixam nas exigências do programa, que leva em conta a renda mensal e atividade escolar dos filhos, bem como o acompanhamento médico de gestantes, bebês e crianças. Atualmente, o Bolsa Família já beneficia mais de 50 milhões de pessoas.
O objetivo do programa é oferecer um benefício em dinheiro às famílias em situação social vulnerável para que essas possam ter uma vida digna e superar a pobreza, afim de que, após algum tempo, não necessitem mais do benefício para ter acesso à todos os direitos mais básicos.
Para participar e receber os benefícios do Bolsa Família, no entanto, é preciso apresentar documentos que comprovem a sua situação de pobreza, a ser analisada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Como Se Inscrever no Bolsa Família
Para receber o benefício do Bolsa Família, em primeiro lugar, é necessário que o interessado entre em contato com o setor responsável pelo programa em seu município, que, na maioria das cidades, é a secretaria de Serviço Social ou a secretaria relacionada a essa responsabilidade no município.
É preciso levar um documento de identificação e se inscrever no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Porém, se inscrever para receber o Bolsa Família não significa que você terá direito ao dinheiro de forma imediata.
Depois de realizar o Cadastro Único, as informações fornecidas por você precisam ser aprovadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que analisa todo mês quais são as famílias que terão direito ao benefício. As famílias de menores rendas, ou seja, as que estão em situação de pobreza extrema, são prioridade no recebimento do Bolsa Família.
Quais Fatores São Levados Em Conta no Recimento do Bolsa Família
- Características do domicílio (o que tem na sua casa);
- Número de membros da família;
- Número do documento civil de cada membro da família;
- Qualificação escolar e profissional de todos os mebros da família;
- Despesas familiares;
- Frequência escolar (que deve ser de, no mínimo, 85%);
- Cadastro em outros Programas Sociais;
Cadastramento Bolsa Família Documentos
É importante que, para receber o Bolsa Família e conseguir efetuar a sua inscrição no programa de governo, você apresente todos os documentos que são solicitados pela entidade responsável pelo Cadastro Único em seu município.
Sendo assim, fique de olho na documentação que deve ser levada até o Serviço Social de sua cidade, responsável pelo cadastro do Bolsa Família.
Os adultos devem levar:
- Identidade / RG;
- CPF Pessoa Física Segunda Via Copia;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento;
- Para os que possuem cônjuge, é preciso apresentar Certidão de Casamento;
- Conta de luz (mesmo para residências alugadas ou cedidas);
Documentos da criança e do adolescente:
- Identidade / RG;
- Certidão de Nascimento;
- Atestado de Frequência Escolar;
EU QUERO
Olá bom dia atualizei o bolsa familia já tem 90 dias e ainda continua bloqueado?porque?