Bolsa Família Quem Tem Direito?

Criado em 2003, primeiro ano de mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família nada mais é que um benefício concedido à famílias que vivem na linha mínima de pobreza no país e que tenha como renda mensal média inferior à de R$140,00 por pessoa.

Atualmente, um número estimado de 14 milhões de família está englobado no sistema de ajuda do governo, que funciona como uma espécie de junção de todos os programas de transferência de renda que já existiam no Brasil na era pré Lula.

Para receber o benefício, no entanto, é necessário que o cidadão preencha a uma série de requisitos e que se inscreva da maneira correta no programa.

Quem Tem Direito Ao Bolsa Família

Para selecionar as famílias que tem direito ao benefício, há uma espécie de seleção feita com base em informações dispostas por cada um dos municípios brasileiros através do sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal.

Elaborado com o intuito de coletar, gerir e mapear todos os dados da população brasileira com o objetivo de identificar as famílias que vivam na extrema pobreza a fim de ajudá-las por meio do Bolsa Família.

quem_tem_direito_ao_bolsa_familia1

Além de ter uma renda mensal que esteja abaixo de 140 reais por cada morador da casa, é necessário que o cidadão cumpra outros requisitos elencados pelo governo, para ter acesso ao beneficio.

Manter todos os filhos na escola, com ótima frequência às aulas, vaciná-los de maneira correta e periódica, traçar acompanhamento médico para crianças menores de 7 anos para que cresçam e se desenvolvam da maneira indicada e realizar o pré-natal, em caso de gravidez, são algumas das tarefas obrigatórios para quem deseja usufruir da quantia estabelecida pelo Bolsa Família.

Caso a família não cumpra algumas destas medidas, está sujeira a uma série de punições que vão desde uma mera advertência por escrito a até mesmo o cancelamento ou a suspensão do beneficio.

Como Me Inscrever No Bolsa Família?

Outro passo fundamental nesse cenário é o que cidadão, disposto a receber o Bola Família e estando enquadrado nas exigências citadas anteriormente, realize a sua inscrição no programa. É a partir da inscrição que as partes envolvidas analisarão o seu caso e concederão o beneficio, caso você cumpra tudo o que é solicitado.

Para participar da seleção, é necessário que o cidadão se cadastre no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, etapa esta realizada pela prefeitura de sua cidade.

Para firmar a inscrição, basta dirigir-se à Prefeitura, tendo em Mãos os seguintes documentos:

  • CPF ou Título do Eleitor do responsável pela família e,

para os demais integrantes da família, qualquer documento de identificação, tais como a

  • Carteira de Identidade,
  • CPF, a Carteira de Trabalho,
  • Título de Eleitor ou mesmo a Certidão de Nascimento.

Como dito anteriormente, a simples inscrição não acarreta na inclusão imediata da família no Programa do Bolsa Família. É necessário que a renda familiar esteja no patamar indicado pelo sistema e que a família cumpra uma série de atividades, envolvendo a saúde, o bem estar e a educação de todos os moradores da casa.