Como se organizar para comprar o imóvel próprio?

A casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros, trabalhando por toda uma vida para poder ter um patrimônio sólido e com boas perspectivas de valorização.

Além disso, uma casa ou apartamento para poder chamar de seu promove senso de responsabilidade e estabilidade, principalmente para quem deseja construir uma família.

No entanto, para isso é fundamental ter um bom planejamento e organizar sua saúde financeira, além de, claro, ser disciplinado.

Isso porque, em um país como o Brasil, esse sonho pode estar distante de muitos.

Sendo assim, se você não quer deixar de lado a conquista de sua casa própria, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja algumas dicas para se organizar.

Estude sua saúde financeira

O primeiro passo é analisar suas finanças para entender se realmente tem condições de adquirir um imóvel e quanto tempo pode demorar para conquistar esse sonho.

Independente se deseja pagar à vista ou solicitar um financiamento, a saúde financeira precisa estar em ordem, tanto para o empréstimo ser aprovado quanto para evitar dores de cabeça desnecessárias.

Para isso, considere tudo o que recebe no mês, como salário, comissões, bônus, renda extra de trabalhos esporádicos, etc.

Depois, analise as despesas básicas, como aluguel, alimentação, combustível, contas de luz, água, etc.

Por fim, observe gastos que podem ser economizados no mês, como trocar o plano de celular para um mais econômico, fazer mais comida em casa, etc.

comprar imovel pronto

Avalie o mercado e escolha o tipo de imóvel

Também é importante observar o mercado imobiliário e analisar as possibilidades, visto que é possível adquirir casa, apartamento, imóvel na planta, ou em condomínio fechado, etc.

Além disso, pesquise valores de imóveis que sejam compatíveis com a sua realidade, pois caso contrário, as chances de se frustrar são grandes.

Para isso, defina objetivos de curto, médio e longo prazo, além de considerar todas as despesas que envolvem a compra de um imóvel, como taxas, certidões e documentos, mudança, decoração e mobília, segurança, etc.

Por fim, pesquise também alternativas de financiamento e crédito, comparando valores, taxas de juros e demais encargos.

Elabore um orçamento

Depois de analisar toda a saúde financeira da família, é importante elaborar um orçamento para poder colocar em prática o planejamento para a casa própria.

Isso porque, é por meio disso que o casal ou indivíduo consegue se organizar, poupando o suficiente por um certo período, a fim de conquistar seu grande sonho.

Tenha um controle e seja disciplinado

Ligado com o tópico anterior, o controle das finanças deve ser feito e seguido a risca. Seja no caderno ou em uma planilha, com ele é possível analisar todos os gastos mensais e por meio disso, entender o que precisa ser mudado, reduzido ou eliminado para atingir o objetivo de adquirir o próprio imóvel.

Uma boa dica é estipular um teto máximo para cada área, como gastos fixos, eventuais, supérfluos, alimentação, etc.

Contudo, é essencial que a disciplina esteja ao seu lado durante todo o processo, pensando não apenas em sensações momentâneas, mas sim no seu futuro.

Tenha uma reserva

O fundo de emergência é essencial para um bom planejamento financeiro, sendo destinado para despesas surpresas e que não estavam dentro do esperado.

Com isso, você garante maior segurança para a família sem precisar deixar de lado o sonho da casa própria.

Aqui, é importante que o valor corresponda a, pelo menos, seis meses dos rendimentos mensais, devendo ser aplicado em investimentos que permitam o resgate a qualquer momento.

Poupe pelo menos 30% de sua renda mensal

Para quem quer adquirir uma casa ou apartamento, o ideal é separar, pelo menos, 30% de sua renda mensal, que pode ser destinado ao valor de entrada para o financiamento ou para um investimento, caso queira realizar o pagamento à vista.

Dessa forma, você consegue adaptar seu estilo de vida, não precisando passar por nenhuma dificuldade ou surpresa na hora de desembolsar a quantia total ou começar a pagar as parcelas do empréstimo.

Peça ajuda de profissionais

Por fim, mas não menos importante, com nossas dicas você já sabe como começar. Contudo, sabemos que esse não é um caminho fácil.

Sendo assim, é importante buscar conhecimento, visto que existem muitas informações gratuitas disponíveis na internet com profissionais do ramo.

Além disso, tenha em mente que pagar um profissional pode ser um excelente investimento, fazendo com que você economize ainda mais a longo prazo e realize o grande sonho.

Então, temos certeza que com as dicas do post de hoje você se sente menos perdido em relação à organização para adquirir seu próprio imóvel, certo?

Mas, é importante ter em mente que de nada adianta você saber o passo a passo, se não tiver disciplina e entender sobre sua realidade.

Portanto, procure informações sobre investimentos, renda extra e outras alternativas para garantir o sonho da casa própria.