Como solicitar o seguro desemprego pelo celular

Veja como solicitar o seguro desemprego. Devido a pandemia mundial do Covid-19 muitas pessoas perderam o seu trabalho e com isso surge a necessidade de solicitar o seguro desemprego.

Porém, as unidades presenciais que eram responsáveis por realizar essa solicitação não estão mais funcionando e essa requisição deve ser feita online.

Confira nesse artigo algumas das principais dúvidas de como solicitar o seguro desemprego seja pelo site ou pelo app.

O que é seguro desemprego?

O seguro desemprego se trata de um direito do trabalhador que é demitido sem justa causa e que tenha a carteira assinada (regime CLT).

O seguro desemprego é pago pelo governo federal e para recebe-lo é preciso seguir algumas regras.

seguro desemprego celular
seguro desemprego celular

Quem tem direito de receber o seguro desemprego?

Além de ter a carteira assinada e ter sido demitido sem justa causa, para receber os valores referente ao seguro desemprego a pessoa deve se enquadrar em algumas regras.  São elas:

Não possuir outro trabalho que gere renda para o sustento próprio ou de sua família;

Estar registrado na empresa por, no mínimo, doze meses antes da data de demissão. (Essa regra é válida somente quando o seguro desemprego é solicitado pela primeira vez);

Ter registro na carteira de trabalha por, no mínimo, nove meses antes da data de demissão.  (Essa regra é válida para o segundo pedido de seguro desemprego);

Estar trabalhando por no mínimo seis meses antes da data de demissão. (regra para os pedidos de seguro desemprego realizados pela terceira vez ou mais).

Importante! Alguns profissionais específicos têm regras próprias para requerer o seu seguro desemprego. Verifique as regras da sua categoria no site do governo federal.

Como solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo?

Para evitar aglomerações no período em que o Brasil passa por uma pandemia, a governo federal disponibilizou um aplicativo para que as pessoas possam solicitar seu seguro desemprego.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível para ser baixado em qualquer tipo de aparelho celular Android ou IOS e é gratuito.

Confira abaixo alguns passos para solicitar o seguro desemprego pelo aplicativo.

  1. Instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular;
  2. Faça seu cadastro no site do governo federal e anote o seu login e senha;
  3. No aplicativo você conseguirá visualizar quais foram as últimas anotações da sua carteira de trabalho e terá acesso a um menu com a opção “benefícios”;
  4. Em benefícios, clique na opção seguro desemprego e em seguida escolha a aba “solicitar”;
  5. Nessa parte aparecerá um campo em branco onde você deve inserir o número da requisição do seu seguro desemprego;
  6. Digite o número e clique em avançar;

Em seguida, o aplicativo vai carregar uma página que fornecerá informações sobre a empresa que encerrou o seu contrato de trabalho.

Nela deve conter a razão social da empresa, o número do CNPJ, o cargo ocupado, a sua data de admissão, data de demissão e motivo do término do contrato.

Leia com atenção as informações e confira se está tudo correto. Se estiver tudo certo, selecione a opção concordar e confirmar.

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital vai processar sua solicitação e informar se você tem direito ou não de receber o benefício pago pelo governo federal.

Em caso positivo, o aplicativo vai apresentar o valor das parcelas do seguro desemprego bem como as respectivas datas de recebimento.

Vale lembrar que a primeira parcela do seguro é liberada 30 dias após a sua solicitação.

Como solicitar o seguro desemprego pelo site?

Caso você esteja com dificuldades de fazer a solicitação do seguro desemprego pelo aplicativo, você pode optar por acessar o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego.

No site, você pode realizar seu login e clicar na aba “requerer seguro desemprego”. Em seguida aparecerá um campo para você informar o número de requisição do seguro e clicar em “localizar”.

Assim que o pedido for localizado você deve ler as regras para solicitar o benefício e clicar em confirmar.

Na tela final irá aparecer as mesmas informações do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. É importante ler com atenção os dados dessa tela para estar ciente de como os pagamentos das parcelas acontecerão.

Conclusão

Devido ao momento crítico que o Brasil está passando por causa da pandemia de Covid-19, alguns processos que antes eram feitos de forma presencial precisaram se adaptar e migrar para o online.

Um desses processos é o de requisição de seguro desemprego.

Atualmente, para solicitar o seguro desemprego é preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou entrar no site do governo federal.  

Com a modernização dos processos e o fácil acesso que grande parte da população tem a Internet e aos telefones celulares, pode-se concluir que a solicitação de seguro desemprego está mais simples e dinâmica para aqueles que precisam utilizar esse recurso.

Deixe um comentário